Pósvenção imediata e de longo prazo

O que é pósvenção?

Pós-venção [Postvention ] é um termo frequentemente usado no campo da prevenção do suicídio. A definição abaixo segue as diretrizes internacionais, mas pode variar conforme os contextos nacionais, estaduais ou locais, a considerar determinadas características culturais prevalentes.

 Assim, a pósvenção uma resposta organizada no percepção de um suicídio com o objetivo de realizar qualquer um ou mais dos seguintes pontos:

  • Para facilitar a cura dos indivíduos da dor e angústia da perda por suicídio.
  • Para mitigar outros efeitos negativos da exposição ao suicídio.
  • Para prevenir o suicídio entre pessoas que estão em alto risco após a exposição ao suicídio.

É preciso entender que a pósvenção é, antes de tudo, um ato preventivo. Quando se fala em pósvenção não está se dizendo que está esperando um suicídio em si, mas que se sabe o que fazer quando ele acontecer (ainda que se faça tudo para que ele não acontece, na prévenção). Neste sentido, a pósvenção, é antes de tudo, uma prévenção.

A pósvenção refere-se a atividades que reduzem o risco e promovem a cura após uma morte por suicídio. Embora a pós-venção seja implementada após um suicídio, portanto, como indicado anteriormente, é essencial que nos preparemos para a pósvenção antes de um suicídio – por exemplo, treinando socorristas, médicos legistas, diretores de funerais, líderes religiosos, departamentos de emergência, médicos, jornalistas, assistentes sociais, psicólogos e a sociedade de forma geral.

O FBS considera que é fundamentalmente importante, que em “um mundo onde comunidades e organizações forneçam a todos que estão expostos a um suicídio acesso a serviços e apoio efetivos imediatamente – e pelo tempo que for necessário – para diminuir o risco de suicídio, para fortalecer sua saúde mental e ajudá-los a lidar com o luto”.  Com base neste princípio relacional, consideramos se pedra angular as seguintes princípios:

  • Planejar com antecedência para atender às necessidades individuais e da comunidade.
  • Fornecendo suporte imediato e de longo prazo.
  • Adaptando respostas e serviços às necessidades exclusivas dos pessoas que viver uma perda por suicídio.
  • Envolver pessoas em  perda por suicídio no planejamento e implementação de esforços de pósvenção.

NOTA: Embora as informações nesta post possam ajudar você a responder adequadamente a uma morte por suicídio e a apoiar aqueles que foram tocados pelo suicídio, recomendamos que sempre busque ajuda a um profissional qualificado, caso você não tenha tal formação. No Brasil pode pedir ajuda para CVV – Centro de Valorização da Vida – – ou ligue para 188.

Deixe o seu comentário

Suicidologia

Suicidologia

O Fórum Brasileiro de Suicidologia é um espaço aberto para discussão em torno deste assunto. Um assunto ainda cercado de tabus; naturalmente, dada a complexidade do assunto reconhecemos que é preciso prudência no trato do mesmo. Recebemos diversos tipos de contribuições, conforme as categorias do portal; assim sendo, publicamos deste reflexões até teses de pós doutoramento. O conteúdo autoral não reflete, necessariamente, a posição dos gestores do portal.